quinta-feira, 31 de março de 2011

Fátima Lopes


Natural da ilha da Madeira, Fátima Lopes cresceu na cidade do Funchal. Desde criança revelou um interesse pelo mundo da moda e durante a sua adolescência, insatisfeita com a roupa que era vendida no Funchal, começou a criar roupas para si própria. Graças à sua fluência em línguas estrangeiras, trabalhou no Funchal como guia turística de uma agência de viagens.
Em 1990 mudou-se para Lisboa com o objectivo de prosseguir uma carreira como estilista. Nesta cidade abriu com uma amiga uma loja chamada "Versus", onde vendia essencialmente roupa de criadores internacionais. Em 1992 o nome da loja mudou para "Fátima Lopes". Em Setembro do mesmo ano participou como criadora num espectáculo de moda realizado num convento de Lisboa, onde as suas propostas foram bem acolhidas.
Em 1994 mostra as suas roupas pela primeira vez no "Salon du Prêt-à-Porter Feminin" em Paris. No ano seguinte participa no grande evento de moda nacional, o "Portugal Fashion". Entre 1996 e 1998, Fátima começa a desenhar sapatos e carteiras dirigidos quer ao público feminino, quer ao público masculino.
Em 1996 abre a sua primeira loja internacional, situada na cidade de Paris.
Em 1998 revela-se um ano em cheio para Fátima Lopes. Abre o seu espaço no Bairro Alto, no prédio onde instala uma loja, um bar/discoteca, o seu estúdio, o atelier e ainda uma agência de manequins.
Desde 1999 participa duas vezes por ano no Salão da Moda de Paris, sendo actualmente a única portuguesa presente. Em 2000 causa grande atenção mediática por desfilar na capital francesa o mais caro biquíni em ouro e diamantes, avaliado em cerca de um milhão de dólares.
Em 2001 Fátima Lopes cria a sua própria colecção de alta joalharia, seguindo-se as porcelanas, a cutelaria, os cristais, têxteis-lar, os óculos, as canetas e até pavimentos e revestimentos.
Em 2002 foi convidada pela Mattel a criar uma boneca Barbie, tendo decidido reproduzir na boneca o biquíni de ouro e diamantes que usou em Paris. Abre um espaço no El Corte Inglês em Lisboa. Os sucessos sucedem-se e são os inúmeros os projectos para os quais é convidada. Em 2003 abriu a sua primeira loja de roupa nos Estados Unidos da América, situada na cidade de Los Angeles. Expoente máximo na Moda Homem foi o Protocolo estabelecido com a Federação Portuguesa de Futebol através do qual a marca Fátima Lopes tem vestido, desde 2004, a Selecção Nacional de Futebol.
São inúmeros os prémios de carreira com que a criadora de moda foi reconhecida.
Em 2010 revela-se na restauração com dois projectos: o Faces Beach Club, o principal espaço de diversão nocturna do Verão Algarvio, e o Chiado Unique, um restaurante de luxo no bairro mais trendy de Lisboa. Apresenta o programa da sic "À Procura do sonho"Face model of the eyear 2010.”



Sem comentários:

Enviar um comentário